Skip to content

Um dedo de prosa chega em Andirá
19 de agosto. Colégio Esatdual Barbosa Ferraz

AUGUSTO SILVA LEBER

É poeta, letrista, prosador, roteirista de histórias em quadrinhos e revisor de livros. Em suas Oficinas e Pales tras sobre a arte da escrita, estimula a produção literária e a formação de novos leitores, experimentando as linguagens de Poemas, Contos, Fá bulas, HQs… Publicações: Selvageria (Poemas, Londrina,1996). Os 5 Tiros de Canhão do Abilolado Capitão (In fanto-juvenil, Londrina,1998). 12 Po etas Londrinenses (Poemas/ Atrito Arte, Londrina, 2000). Me Pergunta Se Eu Mudei (Poemas/ Atrito Arte, Londrina, 2003). O Passo dos Foragi dos (Contos, Edição do Autor, 2014). Canções que não Chegaram a Tempo (Poemas, Selo Capivara Comix, 2015). Revista Sossego (HQs/ Selo Capiva ra Comix, 2018). O Lado do Horizonte que Eu Mais Gosto (Poemas/ Arte y Grafia Papelaria Artesanal, 2020.

ISABELY MARIANA

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), atualmente é mestranda em Comunicação Popular e Comunitária pela mesma instituição. Também está cursando pós-graduação em Marketing: Estratégias, Negócios Digitais e Experiência do Cliente pela Pontifícia Universidade Católica (PUC).
Atua como cogestora do Coletivo Ciranda da Paz, onde trabalha em projetos que visam garantir o acesso à arte e cultura as crianças do bairro Jardim Nossa Senhora da Paz, mais conhecido como Favela da Bratac.
Tem paixão por contar histórias que amplificam vozes marginalizadas e acredita no poder da comunicação para gerar impacto positivo nas comunidades.

AUGUSTO SILVA LEBER

É poeta, letrista, prosador, roteirista de histórias em quadrinhos e revisor de livros. Em suas Oficinas e Pales tras sobre a arte da escrita, estimula a produção literária e a formação de novos leitores, experimentando as linguagens de Poemas, Contos, Fá bulas, HQs… Publicações: Selvageria (Poemas, Londrina,1996). Os 5 Tiros de Canhão do Abilolado Capitão (In fanto-juvenil, Londrina,1998). 12 Po etas Londrinenses (Poemas/ Atrito Arte, Londrina, 2000). Me Pergunta Se Eu Mudei (Poemas/ Atrito Arte, Londrina, 2003). O Passo dos Foragi dos (Contos, Edição do Autor, 2014). Canções que não Chegaram a Tempo (Poemas, Selo Capivara Comix, 2015). Revista Sossego (HQs/ Selo Capiva ra Comix, 2018). O Lado do Horizonte que Eu Mais Gosto (Poemas/ Arte y Grafia Papelaria Artesanal, 2020

ISABELY MARIANA RAMOS DA SILVA

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), atualmente é mestranda em Comunicação Popular e Comunitária pela mesma instituição. Também está cursando pós-graduação em Marketing: Estratégias, Negócios Digitais e Experiência do Cliente pela Pontifícia Universidade Católica (PUC).
Atua como cogestora do Coletivo Ciranda da Paz, onde trabalha em projetos que visam garantir o acesso à arte e cultura as crianças do bairro Jardim Nossa Senhora da Paz, mais conhecido como Favela da Bratac.
Tem paixão por contar histórias que amplificam vozes marginalizadas e acredita no poder da comunicação para gerar impacto positivo nas comunidades.

BÁRBARA LIA

Poeta, escritora e professora de História. Publicou 22 livros, entre eles: O sorriso de Leonardo (Kafka ed. baratas), A última chuva (Mulheres Emergentes), O sal das rosas (Lumme Editor), Solidão Calcinada (Imprensa Oficial do PR), A flor dentro da árvore (ed. da autora), Forasteira (Vidráguas), As filhas de Manuela (Editora Triunfal), Carta ao mundo (ed. da autora) e TOTEM-ESPLENDOR (Editora Donizela). Destaque em vários prêmios literários, entre eles: Prêmio SESC de Literatura, Concurso Nacional de Poesias Helena Kolody, Prêmio Cataratas, Prêmio UFES, Prêmio Fundação Eça de Queiroz (Portugal) e Outras Palavras (Lei Aldir Blanc). Vive em Curitiba (PR).

RENATO FORIN JR.

É escritor, jornalista e professor em Londrina (PR). Dedica-se especialmente à dramaturgia e às relações entre literatura, teatro e canção popular. Dentre suas obras estão o livro-CD “Samba de uma noite de verão”, contemplado no 59º Prêmio Jabuti e no Prêmio Outras Palavras; “OVO”, vencedor dos Prêmios Literários do Pará; e “Carne Viva” foi seu último trabalho publicado. Traduziu a peça “Homens que Caem”, da francesa Marion Aubert, autora convidada da Flip 2023. Ela, por sua vez, coordena a tradução de “OVO”, a ser lançado em breve na França. É mestre e doutor em Estudos Literários pela UEL, com doutorado sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle (Paris 3). Assina a curadoria de dois eventos: Bibliocircuito e Festival de Dança de Londrina.

Um dedo de prosa chega em Jacarezinho-PR.
26 de agosto alunos e professores do Colégio Estadual Rui Barbosa recebem os escritores Karen Debértolis e Maurício Arruda Mendonça para um bate-papo sobre a importância da leitura

Sobre os autores:

Karen Debértolis

Publicou Mapas Sutis e A Estalagem das Almas, entre outros. Gravou o CD A Mulher das Palavras, que se desdobrou em uma performance poética. Obteve o 4º lugar no 4º Prêmio Poesia em Vídeo da Fliporto 2010 com o videopoema Manhãs. Integra as antologias Atelier Poético Residencias (virtuales) en movimiento – Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura – OEI; Brazilian Women Poets In Translation e As Poetas Mulheres na Literatura Brasileira. É verbete no Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras, de Nelly Novaes Coelho. Participou de Imagens para o Futuro, com o audiopoema Qual Futuro? (MIS-SP, 2023); MARXE — Festival Internacional de Videopoesía 2022 (Espanha); Residência Atelier Poético da OEI (Espanha, 2022); Circuitos Criação Literária e de Autores – Arte da Palavra/Sesc (2018/2019); Radio Documenta 14 – Documenta de Kassel 2017 (Alemanha).

Maurício Arruda Mendonça

É poeta, dramaturgo e tradutor. É doutor em Estudos Literários/UEL. Publicou os livros de poesia Epigrafias (2002); A Sombra de um Sorriso (Atrito Arte, 2002); Eu Caminhava Assim Tão Distraído (1997) e Luzes de Outono – Poesia Reunida (1983-2020). Traduziu poetas e publicou a antologia Trilha Forrada de Folhas – Nenpuku Sato, um Mestre de Haikai no Brasil, (1999); Sylvia Plath, Poemas (1991) e Iluminuras (Gravuras Coloridas) tradução das Illuminations de Arthur Rimbaud (1994). Em 2022, seu livro Kafka e Schopenhauer: zonas de vizinhança recebeu o Prêmio Mário de Andrade (categoria Ensaio Literário) promovido pela Biblioteca Nacional.

PARANÁ INCENTIVO A CULTURA – PROFICE (Edital 002/2022, projeto nº 53483)
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ/SECRETARIA DA CULTURA
Patrocínio: COPEL

Um dedo de prosa chega em Ivaiporã-PR.
27 de agosto alunos e professores do CEEBJA IVAIPORÃ recebem as escritoras Jackie Rodrigues e Piera Schnaider para um bate-papo sobre a importância da leitura

Sobre os autores:

Jackie Rodrigues

Residente em Londrina desde 2010. Como escritora, tem um extenso trabalho literário, escrevendo em vários gêneros desde 1984. Os mais recentes, em 2021, foram: Nova Antologia de Poetas Londrinenses (Atrito Arte/Festival Literário de Londrina – Londrix); Canção de uma exilada pela Covid (poesia selecionado para integrar o livro Onde Canta O Sabiá, lançado em português e inglês (Lura Editorial). Em dezembro de 2023, dentre 2.619 mulheres escritoras, foi contemplada com o Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura produzida por mulheres, realizado pela Secretaria de Formação, Livro e Leitura / Ministério da Cultura, com a obra O Cardápio da Vó Olga.

Piera Schnaider

Nasceu em Maringá/PR, onde vive e atua como escritora, produtora cultural e pesquisadora. Em 2014, ganhou bolsa de criação literária do Ministério da Cultura, que resultou na produção do vídeo Carbono. Publicou os livros de poesia Água viva (Padê Editorial, 2019) e Sotaque do mar (Editora Libertinagem, 2021). Também soma diversas parcerias musicais. Em 2023, foi selecionada para compor a antologia Nós: textos de autoria feminina (Selo Off Flip), tendo sido uma das autoras premiadas, com a poesia Ave, maré, que dá nome ao seu próximo livro, a ser publicado ainda em 2024 pela Editora Urutau.